"Existe um espaço entre o tesão e o descontrole onde se misturam loucura e sonho... É neste espaço que quero me perder com você... Élfica"

sábado, 14 de junho de 2008

Cântigo negro, de José Régio...




"Vem por aqui" - dizem-me alguns com os olhos doces... estendendo-me os braços, e seguros
de que seria bom que eu os ouvisse quando me dizem: "vem por aqui!
Eu olho-os com olhos lassos, (há, nos olhos meus, ironias e cansaços) e cruzo os braços, e nunca vou por ali...

(...)
Não, não vou por aí! Só vou por onde me levam meus próprios passos...
(...)
Se ao que busco saber nenhum de vós responde por que me repetis: "vem por aqui!"?
(...)
Se vim ao mundo, foi só para desflorar florestas virgens, e desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
(...)
Corre, nas vossas veias, sangue velho dos avós, e vós amais o que é fácil! Eu amo o Longe e a miragem, mmo os abismos, as torrentes, os desertos...
(...)
Ah, que ninguém me dê piedosas intenções! Ninguém me peça definições! Ninguém me diga: "vem por aqui"! A minha vida é um vendaval que se soltou. É uma onda que se levantou. É um átomo a mais que se animou... não sei por onde vou, não sei para onde vou - sei que não vou por aí!"

(Cântico Negro, José Régio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flores no Jardim...