"Existe um espaço entre o tesão e o descontrole onde se misturam loucura e sonho... É neste espaço que quero me perder com você... Élfica"

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Não é dica... é conselho!

1) Jantar às cegas...
(Fernando Oliveira)

Ao chegar ao restaurante, os olhos são vendados. Versos de Baudelaire
são sussurrados ao pé
do ouvido. Sem enxergar nada, o comensal tenta adivinhar o que lhe servem, diretamente
na boca. Parece brincadeira, mas é isso que acontecerá todo mês na Osteria Candalüga, num evento chamado Sabor e Ilusão.

Desenvolvido pela atriz Thereza Piffer e pelo Grupo Sensus, o projeto se propõe a unir arte e gastronomia numa iniciativa pioneira. “Tive a idéia quando fiquei sabendo de lugares em Barcelona nos quais os garçons são cegos e a comida é servida no escuro”, conta Thereza. A expectativa dos clientes fica clara assim que têm os olhos tapados. “O cardápio é surpresa, só se descobre na hora”, diz o chef Flávio Braul.

A intenção é, privando um dos sentidos, ampliar os outros. Durante o experimento é possível sentir o forte aroma de ervas, ouvir o tilintar de taças de vinho, comparar texturas dos alimentos servidos. “A intenção é brincar com a sensualidade do gosto”, diz Thereza. “Cada um recebe de uma maneira diferente, vai de acordo com a imaginação.”

Após a apresentação, o jantar – sem as vendas – segue com
“Tortelli de Zucca”, “Salmão no Molho de Alcachofra” e “Torta
de Pêra com Nutella”. A partir do dia 31, o evento acontecerá mensalmente, ao custo de R$ 130 por pessoa. Para o ator Rafael
Menta, a experiência vale a pena. “A gente fica totalmente à mercê,
com paladar e olfato aguçados.”

Osteria Candalüga – r. José Maria Lisboa, 1065, tel. (11) 3085-3015.


Jantar às cegas II

Abra a boca e feche os olhos. Assim comeca o jantar às escuras promovido pelo Bistrô Charlô. A instigante novidade promete aguçar os sentidos, especificamente, o olfato e o paladar dos interessados em novas experiências gastronômicas. Os clientes terão os olhos vendados e não saberão qual será o menu ou os ingredientes utilizados na receita. Febre em Nova Iorque e nas principais capitais européias, chegou a vez do paulistano render-se a mais essa novidade do mundo da culinária. Em uma cidade onde já se viu de tudo, essa experiência cega tem tudo para agradar. [camila pompeu]



Hmmmmmmmmmmm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Flores no Jardim...